O patrão e o empregado

Assim como, em nosso imaginário, a vida no campo é associada a uma vida regida pelas leis da natureza, onde a natureza é divina e não um complexo físico e biológico, a relação entre patrão e empregado é vista, na música sertaneja de Tião Carreiro e Pardinho, como uma condição natural, criada por Deus.

A letra passa ao largo de uma compreensão histórica e sociológica da formação das classes sociais e coloca o ser patrão e o ser empregado com a mesma fatalidade das tempestades, das estiagens, do amanhecer e do anoitecer.

O patrão e o empregado (Composição: Jose Nunes e Lourival dos Santos/1994) Intérprete: Tião Carreiro e Pardinho

Já trabalhei no pesado, pisei descalço na neve Hoje no braço da viola o meu serviço é mais leve Sou empregado dos fãs que pra mim nada me deve Eu é que devo resposta da carta que o fã me escreve Minha viola companheira comigo nunca faz greve

Desde o tempo de menino conheci um velho ditado O patrão quando é rico empregado é remediado O que vou dizer agora eu não deixo pra depois Quem trabalha para pobre não sai do feijão com arroz Trabalhar pra quem é pobre é pedir esmola pra dois.