Subsede Caçapava

A cidade de Caçapava surgiu de dois núcleos, distantes cerca de 5 km um do outro. O mais antigo deles, que hoje constitui o bairro de Vila Velha de Caçapava, era um lugarejo que cresceu em torno da Capela Nossa Senhora da Ajuda, construída em 1905 nas terras de uma fazenda pertencente a Jorge Dias Velho, e local de descanso no caminho real ligava São Paulo a Taubaté.

Esta povoação foi elevada a Freguesia em 18 de março de 1813, com o nome Freguesia de Cassapaba. A Caçapava de hoje, por sua vez, surgiu em 1842, ano em que foi construída uma capela dedicada a São João Batista. O povoado fundado pelo Capitão João Ramos da Silva, tornou-se sede freguesia, e a 03 de maio de 1850, foi elevado à categoria de Vila, tornando-se Município em 08 de abril de 1855.

A população do município cresceu de 9526 habitantes em 1872 para 16635 em 1888. Destes, aproximadamente 5000 moravam na zona urbana.

Foi a época do apogeu do café, à qual seguiu um período de estagnação econômica. A recuperação ocorreu já neste século com o cultivo do arroz e a introdução da pecuária de leite, e acelerou-se na década de 70 com a expanSão das atividades industriais.

Origem do nome: A versão para a origem do nome Caçapava vem de “Caassapaba”, um termo tupi que significa caminho ou clareira na mata.